A representação da diversidade brasileira, quando observadas a partir do espaço virtual, demonstra que processos excludentes, da imagem e acesso do/da negro/a nos espaços midiáticos digitais repetem e reforçam a invisibilidade, exclusão, racismos e estereótipos. Este OBSERVATÓRIO é um espaço para difusão e análise de idéias, pesquisas e informações [dados] sobre as discussões visando denunciar e superar o RACISMO VIRTUAL alcançando-se uma real INCLUSÃO DIGITAL.
Objetivo
O objetivo do ORV é, portanto, organizar de forma estruturada e sistemática informações disponíveis em relação ao acesso/não acesso à internet e seus serviços, a fim de favorecer a tomada de posição por gestores/as do setor, agências, organismos reguladores, instituições, ong's e instituições acadêmicas. tem também o objetivo de se constituir num espaço de compartilhamento de experiências, práticas e conhecimentos tornando-se uma referência de geração de informação sobre o Racismo Virtual e suas diversas facetas.
Metodologia
Dimensão política, onde surgem recomendações para a superação do racismo virtual
Dimensão técnica, onde estão as identificações das temáticas e a realização do diagnóstico situacional e levantamento dos indicadores a serem trabahados/monitorados. Verificar a necessidade de se constituir uma rede de observação destes indicadores, tornando a leitura da realidade (através de dados estatísticos muitas vezes) a base para a constituição da legitimidade das recomendações que possam vir a ser apresentadas.
Conceitos/Temas
- Racismo Virtual
- Indicadores Sociais (recorte em raça, gênero, educação e território)
- Desigualdades e População Negra
- Inclusão Digital (inclusão sócio-digital, info-inclusão)
- Exclusão Digital (rechas digitais, fraturas digitais)
- Sociedade da Informação
- Tecnologia da Informação e Comunicãção
- Educação das Relações Étnico-Raciais no mundo virtual
Indicadores de Monitoramento
- Fazer levantamento dos indicadores
Espero ir atualizando este blog com as novas e contemporâneas idéias sobre a temática. Aceitaremos as diversas falas e saberes aqui neste espaço virtual.
Abraços, Agnaldo Neiva