21 de out. de 2008

O Negro Reificado: Racismo Oficial ou Institucional?

Sobre a reportagem "Subúrbio Ferroviário é nova área do Ronda nos Bairros"


Está mais que na hora de realizarmos uma grande discussão sobre o Racismo Institucional no Governo do Estado da Bahia. Um interessante exercício é observar como as soluções do estado para a área da segurança pública, recebe um tratamento racista e reificante* na hora de apresentar suas soluções. "Operação Saneamento II". Compreendo o conceito de saneamento como soluções de tratamente e limpeza, de forma a tornar o ambiente saudável e sustentável.

O que acontece na tradução através de imagens como esta que figura na CAPA do Diário OFICIAL, um mês antes de comemorarmos uma das datas mais importantes (20 de novembro) para a população negra deste país? O conceito de saneamento utilizado aqui tem a ver com limpeza étnica? Ora, quem reside nas periferias urbanas das cidades? Quem está em defasagem série-escola, quem recebe os menores salários independente dos anos de estudos? Quem recebe um tratamente diferenciado por parte dos órgãos públicos? Quem está nas prisões em maior número e em maior tempo? Ora, é o homem negro e a mulher negra independente da faixa etária.


Esta reportagem dá muitos elementos para compreendermos como se processa o Racismo Institucional, que é "quando uma organização não consegue oferecer um serviço profissional e adequado às pessoas por causa da sua cor, cultura ou origem étnica".



Diz a reportagem: "O projeto Ronda nos Bairros será implantado a partir de amanhã (22/10/2008) em cinco diferentes áreas, em toda a extensão do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a cada três quilômetros quadrados. O anúncio foi feito ontem, durante a apresentação dos resultados da Operação Saneamento II, realizada na região durante o final de semana, quando 27 suspeitos foram conduzidos à delegacia e quatro, autuados em flagrante, além de terem sido apreendidas armas e drogas. Na região de Tancredo Neves, o Ronda nos Bairros conseguiu reduzir em 33,3% o índice de assassinatos e em 50% os assaltos a ônibus, entre a primeira quinzena de setembro e igual período de outubro".


Este Diário, está na internet no seguinte endereço: http://flip.egba.ba.gov.br/reader/
Para saber mais sobre Racismo Institucional: http://www.combateaoracismoinstitucional.com/


*Reificar: “A reificação configura-se como o processo pela qual, nas sociedades industriais, o valor (do que quer que seja: pessoas, relações inter-humanas, objetos, instituições) vem apresentar-se à consciência das pessoas como valor sobretudo econômico, valor de troca".