6 de nov. de 2008

Lei sobre crimes na internet pode prejudicar inclusão digital no Brasil

O projeto de lei que determina as punições para crimes cometidos pela internet poderá ter implicações para a ampliação do acesso à rede mundial de computadores e para a inclusão digital no Brasil. O assunto foi tratado nesta quarta-feira (5), durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital.

Para a analista de segurança Cristine Hoepers, do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), a intenção da lei pode ter sido boa, mas a falta de clareza do texto pode dificultar a vida de quem trabalha com inclusão digital no Brasil. “Na legislação vale a letra da lei, e não a intenção”, avalia.

Fonte: http://jc.uol.com.br/2008/11/05/not_184269.php






5 de nov. de 2008


OBAMA VENCEU




ELEITO, PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO NOS ESTADOS UNIDOS



"Se pessoas ainda têm dúvidas de que a América é o lugar onde as coisas são possíveis, (...) se ainda questionam o poder da nossa democracia, esta noite é a sua resposta". Foi assim que na noite do dia 04/11 o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, 47, discursou em Chicago para milhares de pessoas. Obama é o 44º presidente eleito naquele país, e sem dúvidas, um dos mais carismáticos de toda história. Confirmando o que pesquisas e analistas previam, a vitória de Obama marcou uma nova fase da política americana, na qual a participação popular e a paixão voltaram à cena – as eleições de 2008 foi a mais participativa em cem anos. Mesmo não sendo feriado, milhões de pessoas que enfrentaram até sete horas nas longas filas de votação para exercer a tal sonhada cidadania democrática.

O discurso de Obama foi realizado, como manda o rito, depois do telefonema do candidato Jonh MacCain reconhecendo a derrota. O veterano candidato republicano disse que esta foi “a voz do povo, e a voz do povo foi clara”. Em entrevista à Folha, Berenice King, filha de Martin Luther King, líder negro assassinado nos anos sessenta disse "Eu sei que meu pai estaria orgulhoso dos Estados Unidos por isto".
É fato que a luta dos direitos civis americanos foi fundamental para a luta anti-racista nos Estados Unidos e foi a efetivação de ações afirmativas que criaram a base política e econômica para surgimento de um presidente negro, preconizado em filmes de Hollywood. A partir de hoje o maior posto de comando nos Estados Unidos é feito por um negro, de nome estranho, mas, de um carreira brilhante. Vitória da democracia.

Fonte: Site Correio Nagô - Redação - Paulo Rogério Nunes

4 de nov. de 2008

América Latina terá fórum virtual de cultura negra

Durante o I Encontro Ibero-Americano - Agenda Afrodescendente nas Américas, que aconteceu na Colômbia no mês passado, o projeto Observatório Afro-Latino foi apresentado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e aprovado pela plenária. O objetivo é sistematizar e disponibilizar na internet informações sobre estudos, pesquisas, estatísticas nas diversas áreas do conhecimento, dando a ver a contribuição cultural de cada segmento afrodescendente. Já existe uma iniciativa para incluir países africanos nesse observatório virtual.


O evento foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos, que elegeram a diversidade cultural como objetivo de um projeto de integração. Estima-se que, hoje, a América Latina e o Caribe concentrem uma população de 150 milhões de afro-descendentes. A diáspora africana na região representa cerca de 30% da população total. Entretanto, ainda há uma desatenção generalizada ao que representaram os vários séculos de aporte cultural material, imaterial e simbólico dos afro-descendentes na região. Na agenda, foram definidas políticas na área de educação, como o ensino da história e da contribuição dos afrodescendentes; ações para fortalecer a presença da cultura dos negros na sociedade e políticas de fomento ao aumento da produção cultural dessa parcela da população.


Para tanto, foram propostos dois grandes fóruns, com os temas Tendências Globais, Diáspora Africana e Necessidade de Inclusão e A Cultura como Base do Reencontro e Recriação de uma Agenda Global Étnica. Próximo encontro já está agendado para fevereiro de 2010, em Salvador. O presidente da Fundação Palmares Zulu Araújo informou que o Observatório será lançado oficialmente no próximo dia 7 de novembro, sexta-feira, na Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, mas "para que se transforme no espaço da troca, será necessário contar com a colaboração de todos os países e dos organismos internacionais".


Fonte: Luciana Mota, RR-BA/FCP/MinC / Ana Luiza Zenker, Agência Brasil.

3 de nov. de 2008


I Got a Crush On Obama





Amanhã, terça-feira, os americanos vão escolher seu novo presidente da República. Claro que ninguém fica indiferente à corrida para o cargo de mandatário da maior potência econômica e política do mundo, mas esta tem um diferencial: Barack Obama.

Qualquer que seja o resultado destas eleições, Obama já virou um ícone pop. Aliás, se existisse o cargo de presidente do mundo, eleição em que pessoas de todas as nações votariam, ele seria um forte candidato. Pelo menos foi o que apareceu em uma destas pesquisas que os telejornais adoram fazer enquanto aguardam as eleições. Continua...

2 de nov. de 2008


Desafios do Combate aos Crimes Cibernéticos


No aniversário de 20 anos da Constituição Cidadã, ainda falta uma legislação específica contra os crimes cibernéticos.

Fonte: Safernet






Bandidos migram para internet

Teclados de computador têm se transformado em armas potentes nas mãos de grandes criminosos no País. Com menos riscos e maior lucratividade, estelionatários e traficantes investem em crimes cibernéticos, que possibilitam diversas formas de golpes, como invasão de contas bancárias, crimes contra a integridade física e moral; tráfico de drogas e estelionato; criação de páginas de empresas-fantasma e de pedofilia. Falta de legislação específica é um dos principais obstáculos que a polícia enfrenta. As autoridades afirmam que não há crime perfeito na internet, pois sempre deixam rastros, mas Goiás está entre os dez Estados com maior índice de crimes virtuais. Continua...
Enviado por admin, sex, 10/31/2008 - 16:53 - 31/10/2008
Fonte: http://www.dm.com.br/impresso/7665/cidades/54344,bandidos_migram_para_internet/ Autor: Marcos Coelho / Diário da Manhã

Inscrições para os cursos de MBA

da Unipalmares estão abertas


A Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares dá um upgrade em sua grade acadêmica. A partir de setembro, a universidade passará a oferecer três cursos de MBA (Master Business Administration) – pós-graduação com diploma Lato Sensu. São eles: Gestão Estratégica de Negócios, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.


Fonte: Afrobras


COMUNIDADE QUILOMBOLA GANHA UNIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL


Para ampliar a participação da população nas transformações ocorridas pela informática e internet, um convênio entre Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e outros órgãos, inaugura amanhã (24) uma unidade de inclusão digital no município de Terenos.

A inauguração integra o projeto Luz para Todos.Com a expectativa de atender 250 pessoas da comunidade “Dos Pretos” em Terenos, a unidade de inclusão digital contará com cinco computadores e uma impressora. A contrapartida do município será a cedência de um professor para ministrar as aulas e orientar os alunos.


Retirado do site msnoticias.23/10/2008Mato Grosso do Sul Fonte: http://aldeiagriot.blogspot.com/
Foto: [c] Luiz Titto - Jovens do Quilombo Rio das Rãs/BA


GELEDÉS 20 ANOS