9 de jul. de 2009

Afro Imagem: a heroína Maria Felipa




A imagem de hoje é uma ilustração que retrata Maria Felipa de autoria de Bruno Aziz. Ela foi feita para o caderno especial A Festa da Bahia que sai encartado numa edição recente do jornal A TARDE.

O caderno traz matérias mostrando como a festa do Dois de Julho [Independência da Bahia], presente no imaginário baiano e também tem dicas pedagógicas para o uso em sala de aula. Um dos textos é sobre a participação feminina na guerra mostrando não apenas as figuras conhecidas de Joana Angélica e Maria Quitéria.


Assinado pela repórter Amélia Vieira, o texto dá destaque à líder Maria Felipa, cuja história começa a ser resgatada. Maria Felipa é conhecida por liderar um grupo de mulheres na Ilha de Itaparica. Elas combateram os portugueses utilizando, principalmente, a inteligência como estratégia.


Terreiro de candomblé em Lauro de Freitas recebe Centro Digital de Cidadania

MAIS UM CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA FOI INAUGURADO NESTA QUINTA FEIRA// A FUNDAÇÃO CULTURAL AJAGUNÃ NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS GANHOU DEZ COMPUTADORES CONECTADOS À INTERNET// O OBJETIVO É DE INTEGRAR A INFORMÁTICA TAMBÉM NAS OFICINAS DE PERCUSSÃO/ PENTEADO AFRO E CAPOEIRA///

OUÇA

09/07/2009
Texto e locução: Maiana Marques
Fonte: