31 de ago. de 2011

Por que as pessoas compartilham conteúdo?

O New York Times publicou o resultado de um estudo sobre o que motiva as pessoas a compartilharem conteúdo na Rede. A pesquisa envolveu entrevistas e observação de comportamentos e formas de compartilhar.

Das 5 motivações que levam as pessoas a compartilhar, 3 se relacionam a representações de si mesmo frente aos outros e à auto-afirmação.

Identificaram-se 6 tipos segmentados em função da motivação emocional, a forma como se deseja fazer a apresentação de si mesmo, o papel do compartilhamento na própria vida e o valor atribuído ao fato de ser o primeiro a compartilhar determinada informação. Essas personas vão do altruísta ao carreirista, do conectado e seletivo.

O estudo oferece guias para influenciar o compartilhamento de conteúdo, entre eles:

Apele para a motivação dos consumidores em conectarem-se entre si mesmos – não apenas com a marca

Confiança é o custo de entrada para ser compartilhado

Seja simples – o conteúdo será compartilhado e não será confuso

Apele para o senso de humor

Abrace o senso de urgência

e-mail é ainda o primeiro

Fonte: http://www.2i2p.ba.gov.br/pesquisa/por-que-as-pessoas-compartilham-conteudo