4 de mar. de 2010

Para senador, os negros são os culpados pela escravidão no Brasil

Ontem, durante audiência no Supremo Tribunal Federal para discutir o sistema de cotas em universidades públicas, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) usou da palavra para destilar todo o seu profundo conhecimento sobre a história do Brasil. Quem ouviu seu discurso saiu com a impressão de que aprendeu várias coisas novas. Que os africanos eram os principais responsáveis pelo tráfico transatlântico de escravos. Que escravas negras não foram violentadas pelos patrões brancos, afinal de contas “isso se deu de forma muito mais consensual” e “levou o Brasil a ter hoje essa magnífica configuração social” de hoje. Que no dia seguinte à sua libertação, os escravos “eram cidadão como outro qualquer, com todos os direitos políticos e o mesmo grau de elegibilidade” – mesmo sem nenhuma política de inserção aplicada. Com tudo isso, o nobre senador deu a entender que os negros foram os reais culpados pela escravidão no Brasil. As frases (da qual retirei trechos que estão entre aspas) foram registradas pelos jornalistas Laura Capriglione e Lucas Ferraz, da Folha de S. Paulo.

A posição do senador é compreensível, se considerarmos que o discurso feito não foi um ataque à reserva de vagas para negros e afrodescendentes e sim uma defesa da elite política e econômica que controlou a escravidão no país e que, com algumas mudanças e adaptações, desembocou em setores do seu próprio partido.

Continua...
Fonte: http://blogdosakamoto.uol.com.br

2 de mar. de 2010

Campanha Afirme-Se - Em defesa das Ações Afirmativas no Brasil

Já estar disponível no blog Evolução-HipHop para baixar o material feito para rádio (spot de 60?), da Campanha Afirme-Se, produzido pela agencia de publicidade Propeg. Quem quiser pode copiar e reproduzir em rádios, blog?s, mandar por e-mail, enviar por blutuf, enfim, disseminar o maximo possível. Segunda-feira (01-03), estará disponível o VT.

A Propeg estará veiculando essas peças nas redes BandNews e CBN de rádio, e TVs institucionais, como a TV Senado, também a partir do dia 2. O VT vai entrar na TV Educativa da Bahia ? TVE e, daí, na TV Brasil. Apenas o manifesto a ser publicado em jornal, a ser pago pelas doações, ainda está pendente. Depende do esforço de arrecadação de cada um. Leia mais aqui...

Dj Branco

(71)9151-0631

cmahiphop007@gmail.com