10 de fev. de 2011

Secretaria de Inclusão Digital será criada para gerir o PNBL no Brasil

O acesso à rede mundial de computadores aumenta tanto quanto crescem os números do setor de telefonia fixa e móvel, no Brasil. O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) surge como novo agente de fomento ao setor, que deve ampliar ainda mais o ingresso dos consumidores brasileiros à internet.

De acordo com Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, nos próximos dias deverá ser criada a Secretaria de Inclusão Digital, que ficará incumbida de gerir o PNBL e coordenar outros projetos semelhantes do ministério. O anúncio foi feito durante entrevista prestada a internautas.

Curiosamente, os navegantes puderem enviar seus questionamentos e opiniões pelas mais variadas redes sociais, então exprimidas em tempo real por meio do Livestream. Satisfeito com a experiência, Bernardo destacou assuntos como PNBL, tablets e a regulação da mídia – tema último que deve ser comentado mais enfaticamente nos próximos anos devido ao amplo crescimento da internet no mundo.

Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: Ministério das Comunicações
Fonte: http://sobreisso.com/2011/02/08/secretaria-de-inclusao-digital-sera-criada-para-gerir-o-pnbl-no-brasil/

7 de fev. de 2011

É mais que um jogo, é a sua vida! - Dia da Internet Segura 2011 no Brasil



Matéria de Claudia Cardozo

Em 2011, o Dia Mundial da Internet Segura será no dia 08 de fevereiro. 65 países do mu ndo estão mobilizados para participar do Dia promovendo campanhas de promoção do uso responsável e seguro da Internet. O tema deste ano é: “Estar online é mais que um jogo, é a sua vida”. A campanha reforça a ideia de que nossa vida online também é real e não apenas virtual. “Quando estamos online precisamos ser tão educados quanto em outros espaços de relacionamento e respeitar todos os direitos e deveres como cidadãos. A Internet não é um mundo paralelo, uma terra sem lei. É mais um espaço real de nossa vida”, lembra Rodrigo Nejm, psicólogo e Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil.

O Dia da Internet Segura (“Safer Internet Day”) é uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações dedicadas à promoção do uso seguro da Internet nos países da Comunidade Europeia. O objetivo geral da rede e da data é fortalecer campanhas sobre o uso ético e responsável da internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos pedagógicos e guias de boas práticas. No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil , da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, os quais vêm buscando mobilizar instituições interessadas em participar das campanhas com atividades de prevenção, divulgação, debates e seminários sobre o uso consciente da Internet.

A proposta do evento é ser multi-institucional, acreditando na responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia e empresas para garantir a proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para estimular o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos. No Brasil, mais de 20 organizações, entre elas instituições públicas, organizações não governamentais e escolas já estão preparando atividades para marcar a data.



AGENDA

08 Fevereiro

Revista Viração e SaferNet: Grupo de jovens mediará debate sobre o tema “É mais que um jogo, é a sua vida”, com a presença de convidados do CDI LAN, Instituto Paramitas, Polícia Federal, blogueiros, pais e jovens. O debate ocorrerá em São Paulo-SP e será transmitido ao vivo pela internet, via Twitcam, a partir das 14h30min www.diadainternetsegura.org.br

Childhood Brasil e SaferNet: Lançamento do Concurso Nacional para educadores e estudantes sobre uso ético e responsável da Internet. Serão premiados as melhores criações de dicas e sugestões de atividades que tratem dos temas cidadania, sexualidade, direitos humanos e segurança na Internet. Para o concurso será lançado um Hotsite com as regras e formulários de inscrição;

Safernet Brasil: Nova cartilha SaferDic@s em quadrinhos será disponibilizada como Recurso Educacional Aberto no site de Prevenção da SaferNet com quadrinhos e 2 dois vídeos com animações da cartilha;

GlobalConn: Mobilização na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, das 10 às 16hs


09 Fevereiro

SID-BR: Vídeo-debate sobre uso ético da Internet no Instituto Crescer

Floresta Digital/Acre: Palestras e oficinas diárias sobre uso seguro e responsável da Internet até dia 11/02 nos telecentros em Rio Branco e mais 10 municípios do Estado;

Digital Max: Palestras para pais e exposição de vídeos em Santos/SP e Niterói/RJ;


13 Fevereiro

GlobalConn: Mobilização e orientação na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte,as 9 às 13hs

AGENDA COMPLETA EM: http://www.diadainternetsegura.org.br/
Fonte: Nética

Quatro entre dez educadores desconhecem canais de denúncia de crimes na internet

Cerca de 40% dos educadores não sabem como nem onde denunciar crimes cometidos na internet, aponta uma pesquisa inédita divulgada pela Safernet para marcar o Dia da Internet Segura, que será realizado nesta terça (8). Foram entrevistadas 966 pessoas que trabalham nas redes pública e particular em quatro estados do país.

Apenas 15% dos entrevistados sabiam da existência do site denuncie.org.br, mantido pela Safernet, e outros 12% disseram que procurariam uma delegacia para denunciar crimes cometidos na internet.

A pesquisa apontou ainda que metade dos educadores considera que as atuais medidas de proteção de crianças disponíveis na internet são insuficientes. Quase 70% deles igualam o perigo dos riscos online ao existente em outros espaços públicos frequentados pelos seus alunos.

Além disso, os educadores reconhecem que é urgente trabalhar questões ligadas ao uso ético da internet (55%), embora não tenham subsídios para realizar essa discussão em sala de aula. Isso porque a pesquisa mostra que quase 30% dos entrevistados informaram não ter nenhum recurso para tratar do tema com os alunos.

“Há uma carência de materiais para que educadores abordem o uso seguro da internet em sala de aula”, reforça Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet. A maioria dos entrevistados (79%) disse ainda que gostaria que existisse um canal online para tirar dúvidas sobre o tema.

A organização não-governamental concluiu que o uso ético das tecnologias precisa ser incorporado aos currículos escolares. A prática deve ocorrer de forma simultânea à inclusão digital dos alunos, educadores e pais. “É importante que o jovem entenda que a internet não é uma terra sem lei”, alerta Nejm.


Dia da Internet Segura

Organizações de 65 países vão comemorar o Dia Mundial da Internet Segura nesta terça (8), que tem como objetivo mobilizar internautas – principalmente crianças e adolescentes – para o uso consciente da rede. O tema deste ano, "Estar online é mais que um jogo. É sua vida", chama a atenção para a responsabilidade ética dentro do mundo virtual.

Matéria de: ANA IKEDA
Do UOL TecnologiaFonte: UOL Tecnologia