5 de ago. de 2012

EM TRANSMISSÃO DA OLIMPÍADA, NBC É ACUSADA DE RACISMO E SE DESCULPA


EMISSORA NORTE-AMERICANA COLOCOU IMAGENS DE MACACO SALTANDO EM ANÉIS OLÍMPICOS LOGO APÓS NOTÍCIA SOBRE MEDALHA DE OURO DE GINASTA NEGRA EM LONDRES




A emissora norte-americana NBC se complicou nesta semana durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de exibir a performance da atleta negra Gabby Douglas, primeira descendente de africanos a ganhar uma medalha de ouro na ginástica, o canal colocou imagens de um macaco fazendo piruetas, algo que irritou o público.

Em redes sociais como o Twitter, vários usuários classificaram como racismo a maneira como a empresa colocou as imagens. A NBC, então, viu-se forçada a se desculpar publicamente. "Não era nossa intenção ofender", escreveu a companhia em um comunicado.
A controvérsia aconteceu quando Bob Costas, jornalista esportivo, analisou o desempenho de Gabby logo depois de ela ganhar o ouro em Londres. "Há algumas garotas afroamericanas nesta noite que estão dizendo a si mesmas: 'ei, eu gostaria de fazer isso'. Mais sobre Londres em um momento", disse durante a transmissão, antes de chamar os comerciais.
Em seguida, o primeiro comercial mostrou um macaquinho vestindo o uniforme das ginastas e pulando em anéis similares aos usados pelas atletas nos Jogos. Trata-se de uma propaganda de "Prática Animal", sitcom que a NBC está prestes a lançar nos Estados Unidos.
Fonte: O Globo