1 de ago. de 2010

Sobre o GUIA, e as reproduções do racismo.

O Guia para o uso responsável da Internet  possui versões voltadas para PROFESSORES/AS, FAMILIARES [PAIS] E CRIANÇAS, mas verificamos na capa da versão para professores/as, que a distribuição racial da população está erroneamente apresentada.

CAPA DO GUIA QUE JÁ NASCE RACISTA - 1

Nas capas dos guias voltados para os Familiares e Crianças, já percebemos um avanço no reconhecimento da distribuição da população negra no país. Motivo dos nossos elogios, neste caso.

Vejam a distribuição racial dos personagens apresentados nas capas do GUIA voltado para Pais (sic) e Crianças:


Para obter maiores informações, vejam a reportagem do José Alves, logo abaixo:

A educação é a melhor das tecnologias

Não foi à toa que uma lan house da região central da cidade de São Paulo foi escolhida como palco para um debate sobre os aspectos educacionais, sociais e legais do uso consciente da Internet, no último dia 29/07. O encontro reuniu representantes da SaferNet, CDI (Comitê para Democratização da Informática), Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, GVT e o apresentador Marcelo Tas, para o lançamento da 3ª edição do Guia para o uso responsável da Internet, cartilha elaborada com o intuito de orientar pais, professores e crianças sobre o uso seguro da rede mundial de computadores. Continua...

Fonte: EducaRede

Um GUIA, que já nasce racista - 1

Esta é a capa do Guia. O QUE NOS CHAMA A ATENÇÃO?
Observa as/os personagens da capa? São pessoas negras ou brancas?

São situações como estas, que usam a internet, para reproduzir racismos e invisibilidades. Vjamos como esta representação neste Guia, lançado dia 27/07!!!! tem a nos dizer:

Censo Escolar: O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo traz informações sobre Professores: sexo, cor/raça, idade, escolaridade (formação: nível e curso, instituição formadora), etapa e modalidade de exercício, turma de exercício, disciplinas que ministra, nacionalidade, dentre outras.
Segundo este Censo, o Número de Professores da Educação Básica por Cor/Raça, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação, em 2009 é o seguinte:







Fonte: INEP

Um rápido olhar sobre os dados mais atuais, nos mostra que bem de longe, os Brancos se constituiem em todos os professores na educaçãobrasileira. E isso nbos faz refletir porque o GUIA traz em sua capa dois professores/as brancos, quando a distribuição da populaçõ negra é atualmente de 50% para negros e brancos. E na Educação, percebemos uma maior participação de brancos/as, mas isto não é motivos para que a participação dos/das negros/as seja invisibilizada.