1 de ago de 2010

Um GUIA, que já nasce racista - 1

Esta é a capa do Guia. O QUE NOS CHAMA A ATENÇÃO?
Observa as/os personagens da capa? São pessoas negras ou brancas?

São situações como estas, que usam a internet, para reproduzir racismos e invisibilidades. Vjamos como esta representação neste Guia, lançado dia 27/07!!!! tem a nos dizer:

Censo Escolar: O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo traz informações sobre Professores: sexo, cor/raça, idade, escolaridade (formação: nível e curso, instituição formadora), etapa e modalidade de exercício, turma de exercício, disciplinas que ministra, nacionalidade, dentre outras.
Segundo este Censo, o Número de Professores da Educação Básica por Cor/Raça, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação, em 2009 é o seguinte:







Fonte: INEP

Um rápido olhar sobre os dados mais atuais, nos mostra que bem de longe, os Brancos se constituiem em todos os professores na educaçãobrasileira. E isso nbos faz refletir porque o GUIA traz em sua capa dois professores/as brancos, quando a distribuição da populaçõ negra é atualmente de 50% para negros e brancos. E na Educação, percebemos uma maior participação de brancos/as, mas isto não é motivos para que a participação dos/das negros/as seja invisibilizada.

Nenhum comentário: