7 de set. de 2008

INDICAÇÃO/ARTIGOS: "AS CIDADES DIGITAIS: OS DESAFIOS NO ORDENAMENTO TERRITORIAL"

Michele Tancman Candido da Silva

A Cidade Digital, conhecida também por Cibercidade, Cidade Virtual, Município Digital ou Virtual, Cidade Eletrônica, Cidade Inteligente e outros nomes, representa uma projeção de simulacrosde diferentes cidades e emerge como uma das forças que contribuem para organização do espaço.No contexto das redes comunicacionais, as especializações e a função social das CidadesDigitais serão definidas pelos seus gestores, indutores e freqüentadores.

A guisa de exemplificação,algumas Cidades Digitais caracterizam-se como culturais por apresentarem uma ênfase nasatividades e divulgações no campo da cultura; outras históricas, por preservarem a história de seusfreqüentadores; e algumas outras apresentam características no campo social, e assim por diante. Infinitamente seriam os exemplos e as possibilidades.
É possível, porém, identificar em todas uma grande agilidade se comparada a uma cidade. Os seus idealizadores são dotados e impulsionados pela criatividade, ainda que estacriatividade se apresente em diferentes estágios.

À medida que a cidade vai se desenvolvendo a performance tende a melhorar. No texto em tela apontaremos ao final, a criação de fóruns intergovernamentais que buscamconsensos mundiais e abordam assuntos relativos a Sociedade da Informação, e como resultado seobjetiva uma visão comum e uma melhor compreensão da transformação da Sociedade. Leia o artigo e faça seus comentários aqui....

Nenhum comentário: