3 de out. de 2008

O que é essa reportagem????????


Essa é uma típica reportagem que trata de segurança na internet. Qual é o crime aqui? Você percebe quem é o alvo dos ciberassediadores? Aparentemente uma reportagem inocente, mas que sintetiza muito do que queremos discutir aqui, no blog Observatório do RACISMO VIRTUAL. Se adentrarmos a reportagem, percebemos vários indícios a partir da escolha das imagens a serem demonstradas. Em sua maioria apresentam crianças brancas, indefesas, prontas para serem ciberassediadas.

Vamos refletir: a população negra é formada por 50% de negros. (Isso para não falar de algumas cidades ou até mesmo estados em que ela ultrapassa 60%) De acordo com o IBGE, em 98% dos lares brasileiros está lá, a TV. Mas quando analizamos a participação de negros e negras em suas diversas e diferentes programações, percebemos, isto é, não percebemos a participação de negros. E quando aparecem, são como babás, trabalhadoras domésticas, corruptas, drogados/as, ledrões, motivo de chacotas, etc..... a lista pode ser interminável.

Bem... a reportagem foi achada num site chamado EducaRede..... Educar a rede? Que rede? A rede de quem?????????

É tempo!!!!!


Se desejar ver o restante da reportagens da página, é só acessar: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=comunidade_virtual.publicacao&&id_comunidade=0&ID_PUBLICA=6474

Nenhum comentário: