18 de out. de 2008

Q.I. E RACISMO NÃO É NOVO NO BRASIL... VEJAMOS O CASO DO PROFESSOR BAIANO, DA FACULDADE DE MEDICINA...

"Berimbau é instrumento de quem tem poucos neurônios", diz coordenador de medicina da UFBA

Depois de afirmar em 30/04/2008 que os alunos da UFBA (Universidade Federal da Bahia) foram mal no Enade (antigo provão) "por causa do baixo QI [quociente de inteligência] dos baianos", o coordenador de medicina da universidade, Antônio Dantas, 69, foi além e disse: "o berimbau é o tipo de instrumento do indivíduo quem tem poucos neurônios". MP-BA apura as afirmações racistas do professor Dantas, 69.


Reações

As declarações do coordenador provocaram reações dentro e fora da comunidade acadêmica. O Senado e os Ministérios Públicos Federal e Estadual pediram ao reitor da UFBA, Naomar Almeida, o afastamento do professor."Embora não faça referência direta à questão étnica, a declaração caracteriza preconceito racial e em relação à população baiana", disse o promotor de Justiça e combate à discriminação racial do MP-BA, Almiro Sena.
.
.

ENTENDA O CASO:

.
1--> Em entrevista à BandNews FM de Salvador EM 30/04/2008, o coordenador de medicina da UFBA afirmou que "baianos têm déficits em relação a outras populações". Para ele, as "imigrações de japoneses e europeus nos Estados do Sul foram benéficas" Ouça as declarações do professor.
.
2 --> "Só sai aquele barulho, 'pu pu pu pu pu pu'. Isso por acaso indica qualidade intelectual muito elevada? Não", afirmou o coordenador de medicina da UFBA. Ouça as declarações reiteradamente preconceituosas do professor.
.
3 --> Reitor da UFBA, Naomar Almeida, afirmou que o coordenador do curso de medicina, Antônio Dantas, não tem "condições intelectuais nem éticas de continuar no cargo". Para Dantas, alunos vão mal no provão porque "baiano tem QI baixo" Ouça o que diz o reitor da UFBA.
.
É isso ai. Para quem pensa que estas discussões não tem nada a ver com o racismo virtual, basta entender que estas declarações fazerm parte de uma escola racista, eugênica e certamente lombrosiana de classificar as raças, e claro, a raça negra é sempre clocada como a inferior e sem capacidades. Estamos atentos e atentas...
.
Fonte: UOL
.
.
Mais leituras:
.

Nenhum comentário: