11 de dez. de 2008

“Igualdade racial” nas telenovelas da Globo


A Simples Rap’ortagem esteve nos estúdios da Rede Globo para averiguar como anda a diminuição da desigualdade racial na contratação de atrizes e atores nas suas atuais telenovelas. Confira você mesmo! Interessante ressaltar que estamos próximos à comemoração de um novo ano, 2009...


Negócio da China - (49 atores)
46 brancos (as)
3 negros (as)





Três Irmãs - (54 atores)
50 brancos (as)
4 negros (as)





A Favorita - (57 atores)
54 brancos (as)
3 negros (as)

Total de atores envolvidos nas três novelas da Globo: 160
Brancos (as): 150
Negros (as): 10

“É isso que eles chamam de igualdade”. A pergunta é: o que fazer? Cerca de 67 mil pessoas de diferentes classes e ocupações, de organizações nacionais e internacionais recebem esse boletim, você acredita mesmo que tem poder efetivo pra mudar alguma coisa? Por acaso essa informação é alguma novidade? Não há falta de bons profissionais negros (as) nesse mercado, a Bahia e outros estados são um celeiro de ótimos atores. Em 50 anos já foram feitas passeatas, pressão no Congresso Nacional, notas de repúdio, publicação de matérias, produção de documentários... tudo de forma pacífica. O que mais fazer diante dessa realidade? Escreva para http://br.f431.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=escritorioepa@yahoo.com.br informe seu nome e cidade, e dê sua opinião sobre como mudar essa situação. Alguns comentários serão divulgados em nosso próximo boletim.

Fonte: Boletim Simples Rap / Notícias

Um comentário:

Anônimo disse...

terrivel essa desigualdade racial no pais espero q com a aprovacao desse estatuto da igualdade racial nos negros tenhamos mais exposicao nas midias onde somos invisiveis valew . tamos junts.

(z.app@hotmail.com)

God bless you...peace.