2 de jan. de 2009

"Ministérios preparam edital para estimular produção de conteúdo digital"

A QUANTAS ANDOU ESTE EDITAL... ?

Ministérios preparam edital para estimular produção de conteúdo digital BRASÍLIA - Os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia devem lançar um edital no valor de R$ 70 milhões para fomentar o desenvolvimento de conteúdos digitais no país. A medida foi divulgada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, hoje, em entrevista à Rede Nacional de Rádios, da Radiobrás.

Rezende, no entanto, não adiantou a data de publicação do edital. "É um número muito significativo ", disse o ministro. " Nunca houve coisa parecida no Brasil para gerar conteúdos digitais. Na medida que tivermos escolas com computadores e com conteúdos digitais de boa qualidade, estaremos dando um passo importante para melhorar o ensino de ciência". Essa será mais uma parceria desenvolvida entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, além das Olimpíadas Brasileiras de Matemática.

Em sua entrevista, o ministro voltou a destacar que a inclusão digital é um dos programas prioritários do governo, e anunciou que neste segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer implantar computadores em todas as escolas públicas do país. "Chegamos à conclusão que esse é o melhor espaço para dar oportunidade às camadas mais pobres da população de terem acesso à Internet e à comunicação global. O governo fará um grande investimento nesta área neste segundo mandato". Ao ser indagado se o tamanho do orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia deste ano seria suficiente para atender a demanda e realizar os projetos previstos para a pasta, Sergio Rezende respondeu: "Se fosse maior, dava para fazer mais, mas o orçamento é bastante considerável.

É de aproximadamente R$ 4 bilhões. O valor é quase o dobro do que há dois anos. O orçamento está crescendo". Ele ressaltou, no entanto, que para fazer mais para o setor de ciência e tecnologia no país, além de mais recursos, é necessário, sobretudo, estimular as pessoas para que sejam pesquisadoras. "Nós temos o desafio de aumentar os recursos para a pasta e também o desafio de aumentar a eficiência na utilização do recurso".

(Agência Brasil)
Matéria publicada no plantão online do jornal o O Globo, dia 05/04/2007. (http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/04/05/295244068.asp)

Nenhum comentário: