15 de abr de 2009

MP quer cotas para modelos negros na SP Fashion Week


S. Paulo - A exemplo do que já fazem mais de 50 Universidades brasileiras, as grifes que participam da São Paulo Fashion Week – a maior feira de moda do país – poderão ter de adotar cotas para negros, segundo a proposta do Ministério Público do Estado.No ano passado, o percentual de modelos negros no evento não chegou a 3%, o que gerou denúncias da prática de racismo pelas grifes e um inquérito que é presidido pelo a promotora Déborah Kelly Affonso, do Grupo de Atuação Especial de Inclusão do MP paulista. “O percentual de modelos negros é bem menor que o de brancos.




Fonte: http://www.blackbookmag.com/ee/images/uploads2/sao-paulo-fashion-week-days.jpg


O objetivo da Promotoria é fazer um acordo de inclusão social. Estabelecer um número mínimo de modelos negros a desfilar”, afirmou a promotora. Segundo o IBGE os negros (pretos e pardos), correspondem a 49,7% da população brasileira.A proposta do Ministério Público já começou a provocar a reação de empresários que participam da SPFW. A estilista Glória Coelho (foto) acha que “a cota pode interferir na obra do estilista”, mas, curiosamente, num ato, falho considera muito natural que os negros participem do evento exercendo papéis subalternos. “Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?”, afirmou. Continua...


"a adoção de cotas para modelos negros proposta pelo Ministério Público Estadual “pode interferir na obra do estilista” .


Esta é uma declaração, de uma das pessoas que tem uma grife que desfila na referida atividade, que certamente conta com recursos públicos.




Estilista Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho - Foto: Zilda Brandão




Um comentário:

Zaruty disse...

Nunca vi na vida um desfile somente de negros…Pelo menos um normal!?

Isso se não for com algum tema relacionado,Tipo Africa,Tribo sei lá!

Fora isso é mais papinho hipócrita de sempre só falta dizerem que o Racismo não existe e o Pré conceito vem do Negro!!!

Já morei na Europa e em todas as agências que fui deixar o material eles disseram que aceitavam apenas 1 NEGRA por agência!!

Mandei um e-mail para uma agência de Barcelona sabe a resposta que tive?

Querida y guapisima Livia……
Aunque yo personalmente te encuentro maravillosa
en España y en Barcelona, no hay muchos trabajos para chicas negras o mulatas.

l A publicidad es bastante racista, aunque extrañamente la gente no lo es, .??? Spain is Thiferent.
te digo esto porque nosotros con una sola chica con Jotasha, que ademas es mega professional y guapisima tambien, no trabajamos tanto como quisieramos la verdad.
y la moda en Europa apenas roza españa, los mejores paises para ello son Francia, Inglaterra e Italia, algo en Alemania, pero nada mas
Asi es que lamentablemente y despues de este discurso tengo que decirte que no podremos representarte muy muy muy a mi pesar.”

Recibe un calido saludo desde Barcelona

Jose

Se tivesse grana iria correndo para New York pois já me deu no saco tanta Hipocrisia incubada no Brazil!!Pelo menos lá é assumido e temos como nos defender de uma forma enérgica!!

Ps:Uma famosa modelo chamada Tyra Banks criou um programa e nele colocou algumas meninas negra e até algumas ganharam o programa …Sabe que falaram??Que ela era Racista pois estava beneficiando os negros e fazendo melhores produções e melhoras nas meninas de cor?

Afe!!Pelo amor de Deus!!!Agora vai em um concurso de modelos como Supermodel ou aqueles feitos pela Elite e veja quantas negras estão participando e o pior ganhado!!…

SE EXISTIR UMA É UM MILAGRE e se der mole é a menos preparada e insegura de todas!!!…

Isso ninguém acha estranho isso,né?

AINDA QUERO VER UMA EDIÇÃO DA VOGUE SÓ COM MODELOS NEGRAS DE CABO A RABO AFINAL NO NORMALMENTE É SÓ BRANCO ISSO SEM TIRAR DE TODO RESTO!!