1 de mai de 2009

Para Abdias, fala de Mendes teve viés racista


O ex-deputado federal, ex-senador e maior líder negro brasileiro vivo, Abdias do Nascimento, 94 anos, ao comentar o episódio envolvendo o presidente do Supremo, Gilmar Mendes e o ministro Joaquim Barbosa – o único ministro negro do STF – disse que “há racismo na Justiça brasileira e que o discurso de Mendes contra Barbosa teve “um viés racista”.“Há um racismo na Justiça brasileira. Acho que os negros são olhados como se ainda fossem escravos. É claro que sempre quando um negro ergue a voz, já é um crime. Porque o negro já nasce criminoso aqui no Brasil”, afirmou.

Abdias disse que está orgulhoso da atuação do ministro Joaquim Barbosa, o primeiro negro no Brasil a ocupar um lugar no Supremo Tribunal Federal, a quem considera “um juiz à altura da situação em que se encontram todos os milhões e milhões de afrodescendentes”.




Por: Redação - Fonte: Afropress - 23/4/2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente o racismo é velado no Brasil e no mundo.O negro é visto ainda, como marginal e objeto de trabalho para mão de obra barata e escrava. Crio-se um "rótulo" de que o negro só é bonito e talentoso para o esporte, dança e música, estereótipos esse que os meios de comunicações criaram e criam até hoje e sustentando como base nas suas próprias idéia mirabolante.Na Bahia 80% da população é negra, isso justifica que a anos o Brasil não tratou corretamente a questão da INSERÇÃO dos negros nas atividades econômica do Brasil, gerando assim um abismo social entre negros e brancos. O nosso povo foi escravizado por 388 anos e não fizeram nenhuma reparação aos negros escravos e nem a sua linhagem(nós que sofremos até hoje na pele e na alma).QUEREMOS AÇÕES AFIRMATIVA JÁ!!COTAS DE TODAS ÀS FORMAS.Cotas é reparação aos negros que construíram e constroem o país, por um trabalho escravo e que não foi reparado. Queremos mais negros nas universidades nas escolas, no mercado de trabalho nos meio de comunicação....COTAS(QUESTÃO SOCIAL).



att;
Gilson Chaves