11 de mar. de 2011

Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial - 21/03 PROGRAMAÇÃO PELO BRASIL

21 de Março - Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial

O que celebramos neste dia?
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é celebrado em 21 de março, nesse mesmo dia, no ano de 1960 em um Bairro de Joanesburgo, chamado Shaperville, ocorreu o fato conhecido como: Massacre de Shaperville.

Nesse dia, cerca de 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação.O protesto, que se dava de maneira totalmente pacífica, deparou-se com o exército do regime apartheid que não exitou em abrir fogo. O resultado de tal crueldade foi a morte de 69 pessoas e 186 feridos.

Em decorrência e memória de tal tragédia, a ONU – Organização das nações unidas instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.


O que acontece no Brasil neste dia?


B A H I A


1. Seminário "Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial"

Palestra a) ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL PROPOSTA NAQUELE 21 DE MARÇO, A ATUAÇÃO DE NELSON MANDELA NO EPSÓDIO E OS REFLEXOS PARA A SOCIEDADE ATUAL - PALESTRANTE: DR. SILVIO HUMBERTO

Palestra b) O MASSACRE DE SHAPERVILLE E SUAS CONSEQUENCIAS - PALESTRANTE: PROFª. ANA CÉLIA SILVA.

Realização: Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado da Bahia e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR-OAB/BA
Data: 21 de março de 2011 às 14:00h
Local: Auditório da OAB/BA, Praça Teixeira de Freitas 16, Piedade, Salvador- BA.

2. Seminário sobre o Estatuto da Igualdade Racial

Objetivo: promover a discussão entre servidores, representantes da sociedade civil, estudantes, advogados, promotores, magistrados e cidadãos a efetivação dos direitos humanos da população negra do Estado, além de analisar as inovações trazidas pela Lei 12.288/2010 – o Estatuto da Igualdade Racial, como novo instrumento jurídico de realização da dignidade dos cidadãos afrodescendentes.
Público: Servidores públicos, representantes da sociedade civil organizada, estudantes, advogados, promotores, magistrados e cidadãos interessados no tema podem se inscrever gratuitamente.

Quando: 21 de março, das 14h às 18h
Local: Auditório Pedro Milton de Brito da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Promoção: Centro de Educação em Direitos Humanos e Assuntos Penais J.J. Calmon de Passos (CEDHAP), órgão da SJCDH.

Participações: Almiro Sena  - secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Atuarão como debatedores Jurandir Antônio Sá Barreto Junior, professor da Universidade do Estado da Bahia (UFBA); Samuel Vida, advogado militante no campo do direito e das relações raciais; Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, professora da UFBA, que desenvolve e orienta pesquisas sobre emancipação, abolição, racialização e pós-abolição no Brasil.
Inscrições: gratuitas e podem ser feitas diretamente no CEDHAP, pelo telefone (71) 3117-6911 ou através dos e-mails: cedhap@sjcdh.ba.gov.br e joelma@sjcdh.ba.gov.br. Serão fornecidos certificados com carga horária de 04 (quatro) horas para os participantes do evento.

3. III Curso Manoel Querino - Personalidades Negras



4. Instituto de Psicologia e CEAO/UFBA promovem "Reflexões e Debates: Racismo e Sexismo" - BA


 

 

S Ã O   P A U L O

1. SHOW DE IZZY GORDON DIA INTERNACIONAL CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Izzy Gordon consagrou sua voz através do jazz e da bossa nova e tem dois discos lançados — a homenagem à Dolores Duran, no álbum Aos Mestres Com Carinho (2006) e O Que Eu Tenho Pra Dizer (2010), trabalho no qual ela expressa seus gostos por ritmos, melodias, timbres, o maracatu, o samba.

SERVIÇO: 21/03, segunda-feira: Izzy Gordon celebra música negra no Rio Verde – participações: Pedro Bandera e Gaspar (Z’África Brasil)
Centro Cultural Rio Verde – Rua Belmiro Braga, 119 – vila Madalena / São Paulo – SP
Tel.: (11) 3459-5321

2. Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Museu do Futebol convidam Dia Internacional contra a Discriminação Racial



3. Ato contra o Genocídio da População Negra, já que a polícia matou 33,5 mil jovens, em 5 anos!

4. Ato contra Racismo do Banco (Bando) do Brasil
O poeta da Cooperifa, cantor, compositor e rapper, Luciano Dimes da Silva, o James Banthu, 28 anos (foto), ainda não conseguiu esquecer a cena: a funcionária da segurança da Agência do Banco do Brasil, da Rua Rego Freitas, Centro, uma mulher, com um braço à sua frente e a ordem: “você não vai entrar”; e um policial militar, ameaçando-o: “eu posso lhe prender”.
Amigos/as do cantor, pretendem promover no Dia 21 de março – Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial criado pela ONU - ao de protesto em frente a Agência para cobrar Justiça.
Fonte para adaptação da nota: Site Afropress

5. Museu do Futebol realiza evento para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial


O quê: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Quem promove: Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu.
Quanto: evento gratuito
Data: 19 e 20 de março.
Programação: três sessões do filme “Preto Contra Branco”, documentário de Wagner Morales que discorre sobre o preconceito racial no Brasil, o cenário é o futebol de várzea entre moradores de dois bairros da periferia de São Paulo.
Após a sessão, às 15h, debate com a antropóloga Lilia Schwarcz e o rapper Rappin´ Hood



B R A S Í L I A

1. VIII Encontro do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial
Objetivo:
Local:
Data:
Horários:
Quem participa:


R I O   G R A N D E   D O   S U L

1º Encontro de Mulheres Negras dos Clubes Sociais Negros da Região Central/RS
Local: Museu Treze de Maio – Rua Silva Jardim, 1407 – 3226-6082
Realização: Museu Treze de Maio e Coordenadoria da Promoção da Igualdade Étinicorracial
Apoio: Macondo Coletivo e Macondo Cineclube



A L A G O A S

1. Seminário Seminário Ayoré Afro-alagoano “Gênero, palavra variável”
Objetivo: busca promover o debate local e nacional, contribuindo para políticas públicas de Enfrentamento ao Racismo Institucional em Alagoas.
Quando: 21 de março, das 8 às 16 horas
Onde: Federação das Indústrias do Estado do Estado de Alagoas - Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria, 4º andar - Farol, Maceió/AL

Apoio: Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Polícia Civil/AL, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Prefeitura do município de Viçosa,
Mais informações: (82 )8827-3656/8815-5794

Fora do Brasil - PORTUGAL


<°))))>< 
FONTES, LIVROS, SITES,
PESQUISAS, BLOG'S, FOTOS e FATOS
 ><((((°>

Nenhum comentário: