27 de abr. de 2012

Observatório do Racismo Virtual é fonte para denúncia de racismo junto ao MPF

Alexandre Pires é convocado a prestar esclarecimentos ao MP sobre vídeo acusado de conteúdo racista e sexista

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento administrativo na Procuradoria da República, em Uberlândia, Minas Gerais, para que o cantor Alexandre Pires preste esclarecimentos sobre o vídeo Kong, denunciado por exibir conteúdo racista e sexista. A convocação do artista foi motivada por solicitação de providências encaminhada pela Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) ao MPF.

Além do Ministério Público, o órgão oficiou a gravadora Sony Music, o Departamento de Polícia Federal e a Ouvidoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Esta última, em função da exposição de mulheres na peça publicitária, reforçando o estereótipo de símbolo sexual.

De acordo com o Ouvidor da Seppir, Carlos Alberto Júnior, o MP foi acionado em função de denúncias oriundas de várias entidades entre as quais o Observatório do Racismo Virtual, que acusa a postagem do vídeo no site youtube, com “conteúdo racista e sexista,comprometendo as lutas do movimento negro na superação do racismo, e das mulheres na superação do sexismo. Combinando artistas e atletas, o vídeo utiliza clichês e estereótipos contra a população negra”.

Em sua argumentação, o ouvidor da Seppir observa: “ao expor pessoas negras vestidas de “macaco”, o referido cantor contribui para a permanência histórica do racismo e práticas eugenistas, de inferiorização da população negra, tendo em vista que a maioria das denúncias feitas à Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial são ofensas às pessoas negras comparadas a “macacos”.

Devassa
Processo semelhante, envolvendo a cervejaria Devassa do Grupo Schincariol, foi arquivado recentemente, após o cumprimento de determinações do MP pela empresa. Além da realização de seminários para discutir formas de solucionar o conflito configurado nas propagandas de cerveja e os direitos das mulheres, a Schincariol foi condenada a pagar multa e divulgar contrapropaganda por prática de campanhas publicitárias discriminatórias.

A peça que originou a reclamação contra a Devassa utilizava uma frase associando a imagem de uma mulher negra à cerveja, reforçando o processo de racismo e discriminação a que as mulheres negras estão submetidas historicamente no Brasil. O processo foi encaminhado pela SEPPIR, que cumpriu os acordos internacionais de violações aos direitos das mulheres, a partir das denúncias referentes à propaganda que divulgava a frase: "É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra. Devassa negra encorpada. Estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado".

De acordo com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), as infrações cometidas no anúncio da Devassa encontravam-se previstas em inúmeros artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
 
Coordenação de Comunicação

19 comentários:

dd disse...

o clipe de alexandre pires neimar e catra nao existe racismo algum se eles proprios sao negros, isso e uma plena idiotisse desse observatorio de idiotas. quem faz o racismo e vcs proprios pra ganhar a midia seus panacas filha da puta vao se fuder otarios.

dd disse...

vcs sao idiotas nao ha racismo no video seus fila da puta

Le Pitchuca disse...

Nossa, tudo é racismo, por favor, leiam os comentários sobre essa notícia pelos sites........e chamar quem é branco de branquelo ou leite azedo? posso considerar racismo ou o fato de eu ser branca me impede de reclamar e ter orgulho da minha raça?

Le Pitchuca disse...

Nossa que exagero, me chamarem de formiga, baleia e elefanta gorda também é racismo? Me chamavam também de leite azedo, branquela, fantasma, racismo também? Ou por eu ser branca isso não se aplica? Ou será que branco não é raça e eu não posso ter orgulho de ter nascido branca assim como o negro tem orgulho de ter nascido negro? E não me venha com histórinha de antepassados, primeiro que esses caras não eram meus parentes e outra que eu não tenho nada a ver com o que aconteceu.

Simplismente_Ana disse...

ninguem pode fazer mais nada...é bem assim, a mulherada se expoe na tv e eu não me sinto em nada diminuida, eu sei kem eu sou...cada manifestação dessas só me mostra quem são os verdadeiros preconceituosos....

mm2121 disse...

Voces não tem coisa mais importante para fazer.Não gosto da musica do cara mas ai dizer que é racismo.O Brasil precisa de gente que trabalha e acho vcs deveriam fazer é isso,TRABALHAR,PRODUZIR algo que engrandeça o nosso País,deu pra entender ......

mm2121 disse...

Voces realmente não tem o que fazer,que tal TRABALHAR,PRODUZIR algo que ajude o Brasil a crescer. . ..

Débora Teles disse...

E isso Agnaldo!O seu cometário merece destaque.E essa mulher precisa ser punida pelo racimo contra os negros.Respeite os negros são seres humanos.

Débora Teles disse...

E isso Agnaldo!O seu cometário merece destaque.E essa mulher precisa ser punida pelo racimo contra os negros.Respeite os negros são seres humanos.

DudaJukah disse...

hahahahahaha!! só rindo! quanta bobagem.. o IBAMA sim é que deveria estar processando essas três criaturas acéfalas.Macacos são animais dotados de mais inteligência que os três debéis-mentais juntos.

Quitutes da Vovó disse...

O Alexandre Pires tem capacidade para exibir um trabalho melhor que esse!!! Ridiculo clipe..e isso dá brecha para q, continuem fazendo essa comparação absurda entre negro e macaco. Qto a esse trecho da matéria: "Além do Ministério Público, o órgão oficiou a gravadora Sony Music, o Departamento de Polícia Federal e a Ouvidoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Esta última, em função da exposição de mulheres na peça publicitária, reforçando o estereótipo de símbolo sexual."
Acho que ta na hora da mulher se valorizar e não aceitar ser objeto! uma vez a mulher aceita esse tipo de exposição, oq pode ser feito?!

R.Leal disse...

BOM,NA MINHA OPINIAO COMO NEGRO A PESSOA MAIS RACISTA,COM TODO O RESPEITO,É O PROPRIO NEGRO(SEM GENERALIZAR) PORQUE NÃO SE PODE FUGIR UM POUCO A "REGRA"DE CERTOS "PADRÕES" DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO FOI O CASO DO ALEXANDRE PIRES.CONVENHAMOS,O CARA É NEGRO!COMO É QUE ELE VAI SER RACISTA COM A PRÓPRIA RAÇA DELE??E ESSA OUTRA HISTÓRIA DAS MULHERES DESSE CLIP SEREM SUPER EXPOSTAS COMO MERO OBJETO SEXUAL?AGORA QUE FOI OBSERVADO ISSO??!PELO AMOR DE DEUS...

O Que é Artesanato?? disse...

que gracinha agora tudo é motivo pra essa palhaçada de racismo, a xuxa quando colocou crianças, inclusive uma negra no dvd dela ninguem criticou, o cara so fez uma musica em que a leitura certa analfabetos obscurecidos pela gana de defender o que nao esta necessitando de defesa, é ele fez uma musica em que ele esta querendo levar tudo pro lado sensual, ou sera que os hipocritas nao gostam de homem peludo, ou nenhum homem peludo nunca foi chamado na intimidade assim, a mania de ofender-se a toa, e outra babacas, so vao conseguir promover o clipe, ou esqueceram que aqui é assim, proibiu aí sim vai bombar. preocupem se em tirar da net o que realmente nao presta, ou nao viram ainda o lindo, belissimo e muito didatico clip da valeska e do mr catra? esse sim deveria ofender muita gente.

Manueele disse...

Vocês são ridículos!!! Eu sou negra e não sinti preconceito nenhuma neste clipe. Vocês estão tendo racismo de si próprios. É um clipe normal,se fosse assim o cantor Bruno Mars,teria sido processado. Vocês deveriam se preocupar com demonstrações de racismos de VERDADE.

Manueele disse...

VOCÊS SÃO RIDÍCULOS. Vocês acabaram de mostrar que sentem racismos por sí próprios. É UM ABSURDO. O Bruno Mars fez a mesma coisa e não foi criticado. É um clipe inofencivel,e não tem maldade nenhuma. Procurem achar racismo de verdade,pra depois falarem e criticarem algo.

LhaysTenório. disse...

Ah claro, vocês criticam um clipe que não tem nada haver. Agora o que me dizem das cotas? Por que as cotas é uma maneira de dizer que os negros tem menos capacidade do que os brancos. Vocês falam de igualdade racial quando na verdade vocês mesmo se excluem. Não vejo motivo para tanta zoada, até onde eu sei o país tem coisas muito mais importantes para se preocupar. Preferia 1000 vezes ser chamada de macaca. O que não houve no clipe. Agora por causa de NADA quer ofuscar o sucesso dos outros. Mais da metade da minha família são pessoas negras, e eu queria muito ter tido o privilégio de ter essa cor maravilhosa, agora não me compararia NUNCA com um macaco. Isso já é de costume, tudo que se associa aos macacos, já querem dizer que se referem aos negros, pelo amor de Deus, mais amor com a cor de vocês, por que vocês estão se chamando de macaco.

Anônimo disse...

Hum... Não tem nada de Anormal no clip nem na música.. Senhor Agnaldo ... sou negra, e Nordestina e tenho um orgulho danado disso :) .. pq o senhor se sentiu ofendido... se fantasias de macaco é preconceito impeça as vendas,inpeçam que as usem em festas de fantasias e carnavalescas oxi.. tanta coisa pra se preocupar. ex: a corrupção e etc... ADOREI o clip e olha que ñ sou fã.

Juliana Maria disse...

O negro é que se proprio desvaloriza,pq que tudo que tem um macaco se refere a um preconceito de raça? Sou negra e acho que não tem nada a ver. O clipe realmente é ridiculo pelo seu contexto,é pobre. Mas não me sinto discriminada por isso. Afinal de contas sou negra e naum me comparo a um macaco e sim a seres humanos que é o que sou!!

Michelle disse...

Olha eu acho isso um completo exagero,o clipe não tem absolutamente nada a ver com racismo. Hoje em dia tudo é racismo,tantas coisas acontecendo pelo Brasil afora e vcs vem se preocupar logo com o clipe do Alexandre Pires ? Aaah pelo amor de Deus né,é por isso que o Brasil não vai pra frente,tanta coisa pra se preocupar e o Brasil pára logo por um simples clipe. Engraçado que tem um clipe do Bruno Mars que ele e os dançarinos aparecem vestidos de macacos e eu não me lembro do video dele ter causado tanta
polemica,foi muito pelo contrario,fez um sucesso danado. Afora só porque o Alexandre Pires é negro o video dele é racista ?