6 de jun. de 2011

Violação de Símbolos de Nossa Resistência

A sociedade brasileira reage com violência física, patrimonial e simbólica à qualquer possibilidade de reparação e promoção da igualdade, por menor que seja. As repostas são realmente muito violentas.

São exemplos o racismo cotidiano, a atuação da força policial que sabe identificar os tipos suspeitos, a declaração de autos de resistências para encobrir homicídios por motivação racista e eugênica, a pichação de monumentos e patrimônio material e imaterial da população negra.

São vários exemplos que estão em nosso cotidiano, só nestes primeiros 6 meses de 2011. Pichação de monumentos, invasão em quilombos, tentativas de derrubada de Decretos que protegem as comunidades quilombolas, as situações de racismo em bancos, supermercados, lojas, shopping's, além da prática cotidiana de racismo institucional de muitas das nossas instituições governamentais.

Funcionário limpa monumento a Zumbi dos Palmares, no Rio
Que esta pichação na estátua de Zumbi dos Palmares, símbolo nacional e memorial de nossa história resistência, ancestralidade e identidade sirva de exemplo de que nossa luta não deve parar. De que devemos nos manter juntos e defendendo ideais os mais sensatos para nosso povo.

Nesta ano em que se ausenta de nosso meio o grande Abdias do Nascimento, que atitudes racistas como esta sejam superadas. Que seja defendido nossos monumentos!!! Que sejam protegidos nosso legado!!!

Agnaldo Neiva

Fonte da imagem: Divulgação-5.jun.11/Prefeitura do Rio - http://www.rio.rj.gov.br

Nenhum comentário: